Alavanque suas vendas de fim de ano!
Olá, empreendedor! A Black Friday mal acabou e já é hora de se preocupar com a campanha de Natal. Para os mais experientes, é hora de renovar estoque, buscar ajudantes temporários e se preparar para a demanda. Mas se você não tem experiência e não sabe exatamente o que deveria estar fazendo, este post é para você!
Em primeiro lugar você precisa entender o que é uma campanha. É comum pensarmos logo numa campanha política, ou na campanha de prevenção a dengue, e para os mais avançados uma campanha publicitária. O caso é que o objetivo de todas elas é o mesmo: uma ação específica que tem como objetivo gerar um resultado. No caso da campanha política o objetivo é se eleger, na de dengue é prevenir os focos e diminuir a incidência da doença, e na campanha publicitária o objetivo é… bem, esse caso tem muitos objetivos. Vamos falar sobre os seus: vender mais e lucrar.
Quando pensamos no varejo, o ano é dividido em campanhas. Campanha de Volta às aulas, Páscoa, Carnaval, Dia das mãe e por aí vai. Não existe uma regra de quais campanhas você precisa fazer, pense no que faz sentido para o seu negócio. Se você vende agendas, faz sentido fazer campanha de Páscoa? O raciocínio é esse. Mas veja bem, o Natal é a data mais lucrativa do ano para o varejo. A cultura de presentear no fim de ano é tão grande que até mesmo o comércio altera sua disponibilidade. Lojas ficam abertas em horários especiais, para garantir que todos consigam fazer as compras de Natal. E só para lembrar, o conceito de campanha no varejo não está associado a descontos.
O setor de personalizados é muito procurado, seja em canecas exclusivas ou agendas e planners que estão em alta. Esse tipo de produto tem um apelo emocional, mas também existe outro mercado: o corporativo. Essa é a hora em que as empresas encomendam cadernos e agendas personalizadas com seu logo para o próximo ano e o clássico calendário.
Agora que você já entendeu o que é uma campanha, vamos falar de como fazer ela acontecer em três passos:
1 - Planejamento:
Encare o mês de dezembro todo como sua campanha de Natal. O movimento maior geralmente é focado nos 15 dias antes do Natal, mas se você começar a pensar na campanha no dia 10 já vai ter perdido vendas e eu te explico o porquê. Geralmente há um hiato na produção de insumos entre a última semana de dezembro e a primeira de janeiro, então para conseguir entregar tudo a tempo as fábricas estipulam um prazo máximo para fazer o pedido.
Eu sei, você não compra direto da fábrica. Mas seu fornecedor compra e se você não garantir que tem todos os materiais necessários para suprir a demanda, pode ser que acabe sem algum insumo e perca vendas ou encomendas. Entendeu a importância do planejamento?
2 - Escolha estratégica de produtos:
Aposto que você já ouviu a frase “Quem não arrisca não petisca”, mas eu posso te garantir que ela tem ressalvas. Imagine que você encontrou um produto inovador que seus concorrentes não fazem e você pode ser o único a colocá-lo no mercado. Ele tem uma boa margem de lucro e você realmente acredita que ela vai ser um grande sucesso, você investe nele, divulga e então ele é um tremendo fracasso. Para você que está começando, isso pode ser devastador e muitos negócios que mal começaram terminam por apostas erradas.
Pesquise o mercado e selecione os produtos com alta demanda e boa margem de lucro. Para te ajudar nós preparamos uma lista de sugestões:
-
Agendas;
-
Cadernos;
-
Planners;
-
Calendários ;
3 - Divulgação é a chave do sucesso:
Aposto que você lembra dos famosos folhetos, outdoors, comerciais de TV e anúncios em jornais e revistas. A boa notícia é que a publicidade mudou e hoje você tem uma ferramenta poderosa em mãos: as famosas redes sociais.
Primeiramente, tire boas fotos do seu produto. Os clientes sabem quando um produto é real ou uma montagem, e no caso dos personalizados é primordial mostrar o produto que o cliente vai receber. Isso te dá mais credibilidade e evita problemas quando o produto chegar até ele.
Pessoas engajam com pessoas, então não tenham medo de aparecer falando sobre o seu produto. Faça vídeos, muitos vídeos, é o formato que mais te dá alcance atualmente, seja no Instagram ou no TikTok. Mostre detalhes, processo de fabricação, modelos, não tenha medo de fazer vídeos.
Então, preparado agora? Depois de todas essas dicas é só colocar a mão na massa e fazer da sua campanha de Natal um sucesso! Lembre-se, o sucesso está nos detalhes, e a R2 Imports está aqui para garantir que você tenha os insumos ideais para criar produtos irresistíveis. Prepare-se para uma temporada de vendas incrível!